quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Prova Quádrupla e mais...

Ontem, nossa reunião foi iniciada com a aplicabilidade da “Prova Quádrupla” pelo Luciano B. Costa para apresentar uma denúncia ou, no mínimo, para constatar a veracidade da mesma.


Mas o que vem a ser a Prova Quádrupla? Esta prova foi criada com o objetivo de salvar uma companhia da falência. Foi adotada pelo Rotary em 1943.


As perguntas da Prova devem ser de conhecimento de todos os rotarianos.


“Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos: 1) É a VERDADE? 2) É JUSTO para todos os interessados? 3) Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES? 4) Será BENEFÍCIO para todos os interessados?


Pois bem, Luciano fez estas perguntas a si mesmo antes de trazer a questão seguinte:


Nova Friburgo está alocando LIXO TÓXICO?


Nosso companheiro observou dois caminhões basculantes com tabuleta de LIXO TÓXICO, muito fechados, passando lentamente em nossa estrada. Como um assunto de muito importância, fica a informação relevante. Roberto Botto disse que vai verificar.


Ficou acordado em nossa reunião que esta possível denúncia será levada aos outros Rotary da região.


Em seguida, tivemos a presença do querido Erico Bittencourt que nos trouxe duas questões: a marcação do churrasco de apresentação e o Trevo de Mury. Com isso, ficou decidido que o evento ocorrerá no dia 28 de outubro próximo, num domingo. Criou-se uma comissão para isso, composta por Américo, Beto Botto, Erico e nosso Presidente. Quanto ao Trevo de Mury, Roberto Viana (Secretaria de Meio Ambiente) não pôde atender nosso companheiro e ficou agendado um encontro para a próxima semana.


Kurt nos informou que a Ação de continuidade de Limpeza do rio foi transportada para outubro, devido à não disponibilidade de equipe de bombeiros para agora – explicada pelos correntes incêndios ocorridos ultimamente. De qualquer forma, não perdendo a oportunidade, no dia 15 de setembro haverá coleta de lixo e plantio de árvores durante a manhã; à tarde, terá oficina de arte na parte inferior do Le Bon Bec, com a manufatura de placas informacionais de preservação. No domingo, dia 16 de setembro próximo, haverá plantio de flores – um lindo trabalho que merece todo o apoio.


Roberto Botto explanou sobre representações. Falou sobre:

§ Um Multirão de Turismo;

§ Uma peça teatral que está sendo montada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o turismo e sua importância e o projeto de uma cartilha para essa conscientização.

§ Informações sobre o Seminário de Meio Ambiente e a Mostra de cinema que ocorrerá, onde será apresentado um DVD de 25” e será lançado a campanha do Limpinho 2 – com um concurso de história feita pelas crianças. Informações maiores sobre o envento no link abaixo:
http://www.avozdaserra.com.br/materias/materias.php?tag=4#mat4;

§ Uma importante reunião em outubro para qualificação de Mury, São Pedro da Serra e Lumiar pela Telemar. Esperamos sucesso nesta empreitada;

§ O Banco do Brasil que já está autorizado à instalar um Banco 24hs no Posto Policial de Mury;

§ Um projeto de adequação do Cenário do Centro de Mury para melhor atrair através de um cenário europeu;

§ A iniciativa do SEBRAE em prol de um planejamento de turismo, enfocando janeiro de 2008 até 2010. onde várias secretarias se uniram e fizeram brainstorm, planejamento e vislumbraram resultados;

§ A reunião ocorrida com o grupo CONVENTION BUREAU e a CONSEG, onde houve cobranças de posicionamentos, concordância de vontades e o acordo de trabalho em conjunto.


Luiz Gonzaga relatou-nos seu encontro casual com a Secretária de Educação e expôs a não ciência do assunto Creche em Mury. O mesmo se disponibiliza a entrar novamente em contato com a mesma, a fim de que providências mais efetivas sejam tomadas e o projeto possa ser iniciado em sua execução.


Inghra, representando a Comissão do Núcleo Cultural Comunitário apresentou-nos o Sumário Executivo como segue abaixo:


PROJETO NÚCLEO CULTURAL COMUNITÁRIO

Sumário Executivo


INTRODUÇÃO – Tendo em vista a carência da comunidade local em ter acesso a um ambiente de pesquisa informatizado, bem como a livros e muitos deles de difícil aquisição; observou-se a necessidade da implantação de um núcleo cultural que oferte o acesso à este ambiente.


OBJETIVO – Projeto de criação e implantação de um Núcleo Cultural Comunitário.


ABORDAGEM

Ø Viabilizar pesquisas tanto na internet quanto nos livros e revistas;


Ø Oferecer impressão de material para trabalhos acadêmicos;


Ø Dar suporte informal aos usuários – orientação de manuseio, como pesquisar, dúvidas, ...; e


Ø Oferta de atividades bibliotecárias.


ESCOPO – Implantar uma biblioteca comunitária informatizada que se expanda para um Núcleo Cultural Comunitário, objetivando futuras atividades ocupacionais preenchendo o tempo ocioso de crianças e responsáveis membros da comunidade.


TRABALHO A SER FEITO – Foi ofertado um espaço semi-edificado com aproximadamente 80 metros quadrados para a implantação do Núcleo Cultural Comunitário, em sistema de comodato, pela empresa Supplier Ltda, localizada na Rod. RJ 116 Km 70,5, n 6747, nesta comunidade. Para comportar o Núcleo Cultural Comunitário, é necessário efetuar os seguintes empreendimentos:

1 – Fechamento e subdivisão do espaço – o qual já encontra-se coberto e pre-estruturado, e a construção de infraestrutura sanitária e elétrica;

2 – Aquisição da infra-estrutura mobiliária adequada à utilização de computadores e biblioteca (estantes, mesas, cadeiras, arquivos);


3 – Aquisição do equipamento de informática e arrecadação do acervo de livros;


4 – Recrutamento de plantonista(s)/voluntário(s).


* Na ocasião do evento de apresentação do Rotary Club NF Mury à comunidade, realizar-se-á uma enquete junto ao público presente para definição do nome do Núcleo, com o intuito de divulgar e envolver os membros nesta realização. Serão selecionados 05 nomes para finalistas – escolhidos pela diretoria do Rotary Club NF Mury, a serem divulgados através do Jornal Experimental de Mury. Posteriomente, serão disponibilizadas urnas no centro comercial do bairro para que a própria comunidade decida o nome.


EQUIPE DE TRABALHO – Inicialmente, voluntários Américo, Sigrid e Inghra.


BENEFÍCIOS E RESULTADOS

v Oferta de um espaço de ocupação e aprimoramento cultural para a comunidade de forma geral;


v Socialização; e


v Realização de pesquisas acadêmicas, possibilitando melhor desempenho dos estudantes locais.

Silvio nos falou sobre a reunião do dia 25 de setembro que será conjunta ao Rotary Club Nova Friburgo Imperador, no Centro de Nova Friburgo, inpreterivelmente às 19:30 hs. Maiores
dados serão expostos posteriormente.


*Comunicações do Presidente:


· Inghra como 2ª Secretária;


· Enfoque de que o mais importante é fazer, lembrando da não-necessidade de muita formalidade, sabendo também que organização é sempre bem vindo;


· Criação de Paul Harris;


· A colocação de uma faixa sobre os reparos na creche;


· Pedido de que a próxima barraca do Rotary Club NF Mury seja temática – contra o analfabetismo;


· 6ª feira informal no Bottos – sopa de batata baroa.


No fim da nossa reunião, fomos agraciados com uma palestra feita pelo rotariano José Luis Gonçalves, sobre o Rotary. O mesmo a iniciou com a seguinte pergunta:


Quem ainda não foi beneficiado pelo Rotary?


Afinal de contas é notório que o Rotary erradicou a polio no Brasil. Inclusive, segundo nosso companheiro, o Rotary oferece U$5000,00 a quem apresentar um caso de polio no Brasil. A erradicação do analfabatismo é uma meta assumida pelo Rotary International. Vale à pena ver a reportagem sobre a Monografia Premiada na Revista Brasil Rotário, de setembro de 2007.


José Luis também contribuiu falando sobre a importância de fotografar as ações e enviar para a revista. Disse também que está preparando a montagem de um questionário que, na verdade, faz parte de uma palestra integrada para que possamos todos conhecer em profundidade o Rotary Club.

Uma boa semana a todos!



PS: Todos podem fazer seus comentários sobre as postagens aqui expostas. Sintam-se em casa!


Nenhum comentário: